A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (20) a Operação Guardiões de Fogo, com o objetivo de desmantelar um esquema de fraudes na obtenção de registros de Colecionador, Atirador Desportivo e Caçador (CAC) em Mato Grosso. Um dos principais alvos da ação é Antônio da Cunha Barbosa, conhecido como Toninho Barbosa, irmão do ex-governador Silval Barbosa.
Conforme apurado com exclusividade pelo Gazeta Digital, a investigação aponta que Toninho Barbosa é suspeito de ter apresentado declaração inidônea e utilizado certidões que, embora autênticas, omitiam deliberadamente a existência de inquéritos policiais e processos criminais em andamento. A estratégia, segundo a PF, teria sido usada para burlar o requisito de idoneidade exigido para a concessão do Certificado de Registro (CR) nº 186471, emitido em novembro de 2021.
Durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão na residência do investigado, localizada no bairro Alphaville, em Cuiabá, os agentes federais apreenderam um revólver calibre .36 e 46 munições. O material foi recolhido para perícia e deverá ser anexado ao inquérito que apura as circunstâncias da concessão do registro e a eventual participação de terceiros no esquema.
De acordo com a legislação vigente, a obtenção do registro de CAC exige a comprovação de idoneidade, capacidade técnica e aptidão psicológica. Para a Polícia Federal, a apresentação de informações falsas ou incompletas compromete gravemente os mecanismos de controle do Estado, facilitando o acesso legal a armas de fogo por pessoas que não preenchem os requisitos legais.
A Operação Guardiões de Fogo integra um conjunto de ações da PF para fiscalizar e coibir irregularidades na circulação de armamentos no país. As investigações seguem em andamento para esclarecer a extensão das fraudes e identificar outros possíveis envolvidos no processo de concessão do registro.
Com informações do site Gazeta Digital.