O centro cirúrgico do Hospital Central de Alta Complexidade de Mato Grosso é o primeiro do Brasil a contar com dois equipamentos de circulação extracorpórea com tecnologia inédita no país. Ao todo, existem apenas cinco máquinas desse modelo no Brasil, e as primeiras a entrar em funcionamento são as instaladas em Mato Grosso.
A nova tecnologia oferece sensores capazes de monitorar os parâmetros do paciente em tempo real e permite a realização de exames sanguíneos simultaneamente ao procedimento cirúrgico. A inovação amplia o acompanhamento da equipe médica durante as operações e proporciona mais segurança aos pacientes.

Foto: Iuri Tamasauskas
A máquina de circulação extracorpórea, também conhecida como coração-pulmão, substitui temporariamente a função desses dois órgãos enquanto o paciente é submetido a cirurgia. É utilizada, por exemplo, em crianças com cardiopatia congênita, vítimas de infarto com insuficiência coronariana e em diversas outras cirurgias cardíacas.
A gasometria é um exame utilizado para monitorar os níveis de oxigênio, gás carbônico e a acidez do sangue durante os procedimentos cirúrgicos.
Segundo o cirurgião Iuri Tamasauskas, em unidades que não possuem equipamentos com a tecnologia disponível no Hospital Central, um profissional precisa coletar amostras de sangue de forma frequente e encaminhá-las para análise. Com o novo sistema, esse processo é automatizado.
“Essa máquina faz de forma automática a gasometria durante a perfusão (passagem do sangue)”, explica o cirurgião.
A tecnologia dos equipamentos instalados no Hospital Central é considerada uma das mais modernas do mundo e segue as diretrizes de segurança estabelecidas pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular e pela Sociedade Brasileira de Circulação Extracorpórea.
O Hospital Central de Alta Complexidade de Mato Grosso é uma unidade pública estadual administrada pelo Einstein Hospital Israelita. O hospital atende exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e os pacientes são encaminhados pela Central Estadual de Regulação.