Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

CONFUSÃO

Briga entre grupos políticos interrompe caminhada de Natasha em Sinop; veja vídeo

Confusão envolveu apoiadores da candidata ao Governo e integrantes de outro grupo de campanha; Natasha e Carlos Fávaro repudiaram o episódio e cobraram apuração

Publicado em

Uma caminhada de campanha da candidata ao Governo de Mato Grosso Natasha Slhessarenko (PSD) terminou em uma confusão com agressões físicas na tarde desta quarta-feira (23), na Avenida Júlio Campos, em Sinop (500 km de Cuiabá). Vídeos que circulam nas redes sociais mostram participantes trocando empurrões, tapas e puxões de cabelo, enquanto outras pessoas tentam separar os envolvidos. A Polícia Militar foi acionada para controlar a situação.

A mobilização fazia parte da agenda da chamada Onda Rosa e reuniu cabos eleitorais e apoiadores de candidaturas que integram a coligação Mato Grosso para Todos. Segundo a campanha de Natasha, cerca de 40 pessoas acompanhavam a caminhada, que teve concentração na Praça da Bíblia e seguiu pela região central da cidade.

De acordo com integrantes da campanha, um homem e uma mulher que usavam camisetas com a inscrição “Fora Lula” se aproximaram do grupo enquanto filmavam a movimentação. Ainda segundo esse relato, os dois teriam feito provocações e dirigido ofensas aos participantes antes de a discussão evoluir para agressões físicas.

As imagens obtidas pela reportagem registram apenas parte do confronto e mostram, principalmente, duas mulheres em luta corporal, com puxões de cabelo e empurrões. Pessoas que estavam próximas tentam interromper a briga. O vídeo, isoladamente, não permite determinar quem iniciou as agressões ou reconstruir toda a sequência do episódio.

Agressões

Entre os envolvidos está Ney da Saúde, presidente do Diretório Municipal do PT em Sinop e assessor do deputado estadual e candidato à reeleição Lúdio Cabral. Segundo seu relato, ele tentou intervir para encerrar a confusão e acabou sendo mordido em um dos dedos, provocando sangramento.

Também houve o relato de agressão feito por Ieza Gabriela Paulino, filha do candidato a deputado estadual Flávio Caminhoneiro (PSD). Ela afirmou ter sido humilhada e agredida durante o tumulto.

Após o episódio, Ney da Saúde divulgou uma manifestação na qual repudiou a violência, mas também reconheceu que integrantes do grupo não deveriam ter respondido às provocações.

“Reconheço que não deveríamos ter respondido às provocações e peço desculpas aos colaboradores, à Dra. Natasha, aos apoiadores, a todos que presenciaram o ocorrido e a toda a população sinopense.”

Ele afirmou ainda que o grupo pretende manter as atividades de campanha com diálogo e respeito.

Natasha repudia confusão

Em nota, Natasha Slhessarenko afirmou que os integrantes de sua equipe foram vítimas de violência e classificou o episódio como intolerância política.

“Isso é inadmissível e lamento veementemente o caso de agressão e violência da qual nossas equipes foram vítimas em Sinop. Esse episódio mostra como a intolerância política é perigosa para a segurança e para a democracia no Brasil.”

A candidata também afirmou que divergências políticas não devem ultrapassar o debate democrático e declarou que a violência não interromperá sua campanha.

“A perseguição e a violência não irão nos calar. Seguiremos firmes em defesa do Estado Democrático de Direito.”

Fávaro cobra investigação

O senador e candidato à reeleição Carlos Fávaro (PSD) também se manifestou após o episódio. Em nota, ele afirmou que as agressões sofridas por apoiadores de sua candidatura e de Natasha são inaceitáveis e pediu que as autoridades identifiquem os envolvidos.

“Pessoas foram atacadas enquanto exerciam democraticamente o direito de trabalhar e manifestar suas escolhas políticas. Intolerância não é opinião, e violência não é liberdade de expressão.”

Fávaro defendeu a convivência entre diferentes posições políticas e afirmou que as autoridades devem apurar o caso e adotar as medidas previstas em lei.

Outro grupo apresenta versão diferente

O episódio também envolveu integrantes ligados à campanha do candidato a deputado federal Vilmar Rigo (Novo), conhecido pelo nome de urna “Bolsonaro da Shopee”. A campanha de Rigo apresentou uma versão diferente sobre o início da confusão.

Segundo o candidato, dois colaboradores que faziam panfletagem teriam sido cercados por um grupo maior. Rigo afirmou ainda que o tumulto começou depois que o celular de uma colaboradora teria sido retirado à força. Essa versão é contestada pelos integrantes da campanha de Natasha, que relatam terem sido provocados e ofendidos antes do confronto.

Até o momento, as imagens divulgadas não esclarecem, por si só, qual foi a sequência completa dos acontecimentos. O caso deve ser apurado pelas autoridades.

Advertisement

CIDADES

POLÍCIA

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA

Botão WhatsApp - Canal TI
Botão WhatsApp - Canal TI