A Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande realiza neste sábado (17) um mutirão de mamografias e ultrassonografias de mama, com previsão de mais de 300 exames. Os atendimentos começam às 7h e serão realizados durante todo o dia na FEB Saúde, prestadora de serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) no município.

Foto: ilustração
A ação faz parte da programação do Outubro Rosa e busca atender às solicitações médicas emitidas durante a mobilização realizada no último dia 10, nas Unidades de Saúde da Família (USFs).
Na ocasião, foram registrados mais de 700 pedidos de mamografia e 172 de ultrassonografia de mama. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a FEB Saúde está entrando em contato com as pacientes para agendar os procedimentos, que serão realizados ao longo de outubro.
A programação terá continuidade no próximo sábado (24), com um mutirão de ultrassonografias transvaginais. A previsão é realizar cerca de 148 exames, também por meio da FEB Saúde. Os atendimentos serão destinados às mulheres que receberam solicitações médicas durante a mobilização do Outubro Rosa.
O superintendente de Regulação, Giliard Vieira, orienta que as pacientes mantenham os dados do cartão do SUS atualizados para facilitar o contato e o agendamento dos procedimentos.
Mulheres com pedidos anteriores devem procurar unidades de saúde
Mulheres que possuem solicitações de mamografia, ultrassonografia de mama ou ultrassonografia transvaginal emitidas antes da campanha também devem procurar a Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima de casa.
A orientação é atualizar as informações cadastrais, verificar os encaminhamentos e receber orientações sobre a realização dos exames.
As ações integram as medidas de prevenção e diagnóstico precoce de doenças que afetam a saúde da mulher, com o objetivo de ampliar o acesso aos procedimentos oferecidos pelo SUS em Várzea Grande.