O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, destacou que a construção da nova Feira do Peixe do Praeirinho representa uma solução definitiva para uma atividade tradicional que, durante décadas, funcionou sem estrutura adequada e cercada por insegurança jurídica. O projeto prevê investimento estimado em cerca de R$ 2 milhões e foi apresentado aos feirantes nesta semana, durante reunião no Palácio Alencastro.
Segundo o prefeito, os comerciantes chegaram a ocupar temporariamente um barracão, mas foram retirados do local após a interrupção do pagamento do aluguel pela gestão anterior. Posteriormente, uma estrutura improvisada foi instalada em uma área originalmente destinada ao sistema viário, sem as condições necessárias para o funcionamento permanente da atividade.
“Nós estamos regularizando essa situação, transformando aquela área em um equipamento público e construindo, em parceria com o Ministério Público e outros órgãos, o projeto da Feira do Peixe do Praeirinho. Será a primeira vez que os trabalhadores terão um espaço apropriado, com segurança alimentar e todas as condições para vender peixe com qualidade em Cuiabá”, afirmou Abilio.
A nova estrutura contará com boxes padronizados, banheiros, depósito, área administrativa e espaços planejados para facilitar a circulação de comerciantes e consumidores. Durante a apresentação, os 22 feirantes puderam conhecer a planta e sugerir ajustes para adequar o projeto às necessidades de quem trabalha diariamente no local.
A gestão municipal também avançou na regulamentação da atividade, com a elaboração de um decreto que estabelece regras sanitárias e ambientais e de um projeto de lei que reconheceu o modo tradicional de preparo do pescado no Praeirinho como Patrimônio Cultural Imaterial de Cuiabá. As medidas permitiram preservar a atividade econômica e superar questionamentos jurídicos relacionados à permanência dos comerciantes.
“Queremos construir uma feira que atenda às necessidades de quem trabalha aqui. O projeto pode receber ajustes para garantir um espaço mais organizado, funcional e adequado aos permissionários e à população”, reforçou o prefeito.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT