Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

CRIME AMBIENTAL

Castanheira extraída ilegalmente é apreendida em Apiacás

Fiscalização apreendeu madeira serrada da espécie e encontrou quatro estruturas usadas na exploração ilegal; área de 1,43 hectare foi embargada e multas somam R$ 15,7 mil.

Publicado em

Reprodução

Uma fiscalização ambiental apreendeu 21,95 metros cúbicos de madeira da espécie castanheira em uma área de extração ilegal de vegetação nativa, em Apiacás (964 km de Cuiabá). A ocorrência foi registrada em 19 de agosto, na zona rural do município.

A área foi localizada após alertas de desmatamento identificados por imagens de satélite. Após a apreensão, o material foi destinado à Prefeitura de Paranaíta e à Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), no campus de Alta Floresta.

A operação foi conduzida pela Diretoria da Unidade Desconcentrada da Sema em Alta Floresta com apoio da Policia Civil. As equipes se deslocaram até a área rural para atender aos alertas de desmatamento identificados pelos satélites Planet de monitoramento em tempo real.

Durante a vistoria, os agentes encontraram quatro estruturas utilizadas para manuseio da madeira abatida, em cada uma delas estava presente um exemplar de castanheira cortada e diversas peças da espécie proibida de corte já serrada, somando-se 16,84 metros cúbicos de madeira. Além disso, localizaram um veículo de carga armazenando 5,11 metros cúbicos de castanheira serrada na sede da fazenda.

Segundo a Sema, a fiscalização constatou exploração seletiva em uma área de aproximadamente 1,4300 hectares para extrair as quatro árvores. O local foi embargado em razão da destruição gerada ao bioma amazônico, sem a devida autorização do órgão ambiental competente. Diante das irregularidades, foram aplicadas multas que totalizam R$ 15,7 mil.

Advertisement

CIDADES

POLÍCIA

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA

Botão WhatsApp - Canal TI
Botão WhatsApp - Canal TI