No dia de finados não haverá cultos ou missas nos cemitérios. Shopping centers e serviços não essenciais ampliam atendimento

VG flexibiliza horário do comércio e normas para o dia de finados

Da Redação

Prefeitura de Várzea Grande edita novo decreto nº 73/2020, que flexibiliza o funcionamento de atividades comerciais não essenciais como varejistas, atacadistas e lojistas, assim como nos Shopping Centers.

Já quanto ao funcionamento de cemitérios durante as comemorações religiosas de finados, foram reforçadas as medidas consideradas essenciais pelas autoridades de saúde como um todo.


Reprodução - Assessoria

Nas duas decisões da Prefeitura de Várzea Grande, está reforçado a todos, a obrigatoriedade de medidas de biossegurança, como distanciamento de 1,5 metros, não aglomeração, uso de álcool em gel, máscaras e luvas quando necessários e outras medidas de higienização rigorosa.

Os shopping centers poderão retornar suas atividades com atendimento em 70% de sua capacidade, com horário de atendimento ao público das 10:00 às 22:00 horas, obedecendo as medidas de prevenção e combate à disseminação do novo coronavírus.

No feriado de finados (02.11), os cemitérios abrem com antecedência para adoção de medidas de manutenção dos cemitérios públicos pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos, porém não será permitida a realização de celebrações litúrgicas coletivas nos cemitérios, alusivas ao Dia de Finados, apenas a visitação e a queima de velas no cruzeiro.

“As missas e cultos devem ocorrer nas igrejas e templos religiosos que já possuem regras definidas em decreto para funcionamento”, informou o presidente do Comitê de Enfrentamento ao Novo Coronavírus (Covid-19) de Várzea Grande e secretário de Saúde, Diógenes Marcondes. 

O comércio de ambulantes, a exemplo da venda de flores, velas e alimentos, também foi normatizado e devem manter o distanciamento de, pelo menos 1,5 metros, entre uma banca e outra, disponibilizar álcool em gel para uso próprio e para o uso dos clientes, e, priorizar métodos eletrônicos de pagamento, mantendo higienização frequente das máquinas.

Recomenda-se também a não circulação de idosos, crianças menores de 12 anos e demais pessoas que integrem grupos de risco para a Covid-19 nos cemitérios, nos dias com previsão de maior visitação. 

“Em média, o Dia de Finados leva aos cemitérios de Várzea Grande pelo menos 50 mil visitantes. Esperamos que esse número seja menor este ano, devido à pandemia. Os cemitérios de maior visitação são do centro da cidade e dos bairros Primavera e Souza Lima, onde termos guarnições fixas da Guarda Municipal para ajudar a organizar a entrada e saída e manter a ordem, evitando aglomerações”, ressaltou o comandante da GM e secretário de Defesa Social, Evandro Homero Dias. (Com informações da Assessoria)

Leia também

Deixe seu comentário!