Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

IMUNIZAÇÃO

Vacina contra a dengue é liberada para adolescentes de 10 a 14 anos em VG

Publicado em

A Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande disponibilizou a vacinação contra a dengue para adolescentes e jovens de 10 anos a jovens de 14 anos, 11 meses e 29 dias. As doses estão disponíveis em todas as unidades de saúde do município.

As salas de vacina funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h40 às 16h40. Para receber o imunizante, é necessário apresentar cartão do SUS ou documento pessoal, além da caderneta de vacinação. A Secretaria orienta ainda que pais ou responsáveis aproveitem a ida à unidade para atualizar as demais vacinas, conforme a faixa etária.

A ampliação da vacinação ocorre após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitir parecer favorável sobre a segurança e a eficácia da vacina contra a dengue, produzida pelo Instituto Butantan. Com isso, o Ministério da Saúde dará início ao processo de inclusão do imunizante no Calendário Nacional de Vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS).

Este é o primeiro imunizante contra a dengue desenvolvido 100% no Brasil, produzido com vírus vivo atenuado, método já utilizado em diversas vacinas aplicadas no país. A vacina é de dose única e apresentou eficácia global de 74,4% na população de 12 a 59 anos, o que significa que aproximadamente 74% dos casos da doença foram evitados entre as pessoas vacinadas durante os estudos clínicos.

De acordo com o superintendente de Vigilância em Saúde, Carlos Valadares, a imunização é ainda mais importante neste período do ano.
“Estamos vivendo um período chuvoso, o que favorece a proliferação do mosquito transmissor da dengue. Por isso, reforçamos a importância da vacinação, especialmente para este grupo prioritário de adolescentes e jovens, como forma de prevenção e proteção da saúde”, destacou.

Conforme dados da Vigilância Epidemiológica, neste início de janeiro já foram registrados 22 casos de dengue, nove casos de chikungunya e, até o momento, nenhum caso de zika vírus no município.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que, além da vacinação, a população deve manter as medidas preventivas, como eliminar recipientes com água parada, principal foco de proliferação do mosquito Aedes aegypti.

A orientação é que pais e responsáveis procurem a unidade de saúde mais próxima para garantir a imunização dos adolescentes e manter o cartão vacinal em dia.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CIDADES

POLÍCIA

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA

Botão WhatsApp - Canal TI
Botão WhatsApp - Canal TI