Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

TRANSPORTE EM CUIABÁ

Mendes confirma estudo para ‘bater o martelo’ sobre o BRT

Publicado em

Crédito: Tonico Pinheiro/Secom-MT

O governador Mauro Mendes (União Brasil) confirmou nesta segunda-feira (18) que o Governo de Mato Grosso está na fase de estudos para definir o tipo de veículo que será utilizado no novo sistema de transporte coletivo da Grande Cuiabá, o BRT (Bus Rapid Transit).

Apesar de a infraestrutura do modal já estar definida como BRT, o chefe do Executivo estadual revelou que todas as alternativas de veículos estão sendo analisadas em busca da melhor solução técnica e econômica para a população.

Mauro Mendes destacou que a decisão não será tomada de forma apressada, mas com base em variáveis cruciais que impactarão o projeto a longo prazo. “Custo, benefício, manutenção ao longo dos anos, a comodidade para o usuário, custo na tarifa. É uma série de variáveis que estão sendo levadas em consideração,” afirmou o governador.

Para embasar essa análise, uma comitiva do governo de Mato Grosso realizou recentemente uma visita técnica a Curitiba (PR), uma das cidades pioneiras no sistema de transporte rápido por ônibus. “Há poucos dias atrás, o vice-governador Pivetta, junto com o Galo [secretário da Fazenda] e o secretário Marcelo [Infraestrutura], eles foram lá a Curitiba conhecer in loco. Lá em Curitiba, tá rodando lá. Eles viram isso daí,” revelou o governador, indicando que a equipe observou sistemas similares em funcionamento.

O governo também está em contato com fabricantes de veículos para avaliar as opções disponíveis no mercado. O anúncio da escolha final será feito logo após a conclusão dos estudos. O tema ganhou mais visibilidade após o prefeito de Cuiabá Abílio Brunini (PL) retornar de uma viagem internacional apresentando a maquete de um trem/BUD (Bus Ultra-rápido Elétrico).

Mauro Mendes reconheceu a contribuição, mas frisou que o estudo das alternativas é um trabalho que o governo já vinha fazendo. “Toda contribuição ela é bem-vinda e se for algo que o governo já está fazendo, ótimo. Se for algo novo a gente analisa se é pertinente aprofundar nos estudos,” disse.

Ao comentar sobre a declaração anterior de Abílio de que esperaria a entrega da obra para buscar alternativas e mudar o veículo, o governador adotou um tom de cautela, minimizando a pressão política.

“O prefeito tem autonomia para fazer o que quiser, a cidade é dele, né? Qualquer prefeito ele tem autonomia sobre o seu município, isso é natural,” concluiu Mauro Mendes, reiterando, no entanto, que a definição final do veículo é de competência do governo estadual.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CIDADES

POLÍCIA

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA

Botão WhatsApp - Canal TI
Botão WhatsApp - Canal TI