O aproveitamento do Cuiabá despencou nessa reta final da Série B do Campeonato Brasileiro. O Dourado chegou a ter nove jogos de invencibilidade e 55% de aproveitamento com o treinador Eduardo Barros. No entanto, após derrota para o Novorizontino em casa, o time emplacou uma sequência negativa na competição. Nos últimos cinco jogos, foram 3 derrotas, 1 empate e apenas 1 vitória, totalizando um aproveitamento de 33% no período.
Com esse desempenho, o Auriverde praticamente enterra o sonho do acesso à Série A. Isso porque, ainda que trenha chances matemáticas, o clube ocupa a 11ª colocação da segunda divisão, com 50 pontos, a seis de distância do quarto colocado Athletico-PR. Além disso, só restam 3 rodadas para o time mato-grossense, que pode conquistar no máximo 59 pontos até o fim da Série B. Com essa pontuação, apenas o vitória conseguiu subir à elite, em 2007.

Dourado praticamente se despede do acesso /// Foto: AssCom Dourado
Deslizes nos confrontos diretos
Nessa reta final de Série B, um dos principais problemas do Cuiabá foram os deslizes em confrontos diretos. O primeiro foi contra o Novorizontino, que estava apenas uma posição a frente do Dourado quando visitou a Arena Pantanal. Naquele jogo, o visitante abriu o placar no segundo tempo e conseguiu segurar a vitória mesmo jogando mais de 20 minutos com um jogador a menos no final da partida.
No jogo seguinte, contra o Coritiba, o Auriverde até deu esperança para o torcedor, ao vencer o Coxa por 1 a 0. Entretanto, no próximo compromisso na Arena, o time perdeu por 3 a 1 para o Remo do ex-treinador cuiabanista Guto Ferreira.

Cuiabá perdeu para o Amazonas na última rodada – Foto: AssCom Dourado
Pontos perdidos contra times do Z4
Outro fator que impactou na queda de aproveitamento do Cuiabá foram os pontos perdidos contra o Z4. Antes mesmo de perder a sequência invicta, o Dourado já havia deixado escapar uma vitória contra o Paysandu, fora de casa. Na ocasião, a equipe sofreu o empate no final do jogo, bem como quando enfrentou o Botafogo-SP.
Por fim, o Cuiabá fez uma partida muito abaixo na última rodada. Diante do Amazonas, em Manaus, o Dourado foi pouco perigoso e não conseguiu chegar ao gol adversário. O time da casa, por sua vez, conseguiu balançar duas vezes a rede do gol Auriverde, enquanto briga contra o rebaixamento.