Os medicamentos serão serão disponibilizados em UPAs e em postos de saúde, mas caberá aos médicos receitar ou não.

Secretaria de Saúde de Cuiabá irá distribuir 100 mil kits covid

Por Maju Souza

O secretário Municipal de Saúde, Luiz Antônio Pôssas de Carvalho informou que serão distribuídos 100 mil kit covid em Cuiabá, na próxima semana. A informação ocorreu durante prestação de contas aos vereadores da Capital, na quarta-feira (1º). 

Na sessão, que aconteceu de forma virtual, estavam presentes os vereadores Abílio Júnior (PODE), Dilemário Alencar (Podemos), Renivaldo Nascimento (PSDB) e Dr. Ricardo Saad (PSDB), que de forma unânime se manifestaram favoráveis pelo uso dos medicamentos. 


Reprodução

O kit é composto por ivermectina, azitromicina e dipirona, e a proposta é solucionar os casos de infecção pela covid-19. No entanto, o secretário pontuou que os medicamentos serão disponibilizados em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e em postos de saúde, mas caberá aos médicos receitar ou não. 

Pôssas explicou que não pode impor um protocolo de uso do kit, podendo responder por exercício ilegal da medicina se o fizer. 

Durante a sessão, o vereador Dilemário ainda pediu que fosse incluída a cloroquina no kit, e apontou que o tratamento precoce é fundamental. Ricardo Saad, que é médico, afirmou que caso seja infectado fará o uso dos medicamentos, sem dúvidas. 

Os legisladores pediram que a Secretária Municipal de Saúde (SMS) disponibilize os remédios com urgência, diante do panorama que se encontra a cidade. 

A chegada do material faz parte das medidas adotadas pelo prefeito da Capital,Emanuel Pinheiro (MDB), determinadas no decreto publicado no dia 25 de junho.

Leia também

Deixe seu comentário!