FG ASSESSORIA

O futuro do automóvel segundo a Volvo

Veja qual é a visão da empresa para o futuro.

em 06/02/2019

Carros

© Volvo Carros

Desde sua fundação, a Volvo ficou conhecida por buscar excelência e inovação. Ao longo de décadas, a empresa colocou no mercado veículos equipados com o que existe de mais avançado, de acordo com cada época, o que fez dela uma líder mundial em segurança e tecnologia. Alcançar esse status requer trabalho constante e, por isso, a Volvo continua pesquisando o futuro para fazer os melhores veículos possíveis no presente.

Para ter sucesso, é preciso olhar para diversas frentes - tanto as do mercado automobilístico, quanto para o que é importante no resto do mundo. A Volvo nunca para de pensar em como será o carro do amanhã. Veja, então, qual é a visão da empresa para o futuro.

Olhar para além dos veículos

Normalmente, a feira Automobility, que acontece em Los Angeles, é uma oportunidade para empresas mostrarem veículos-conceito, ou seja, para imaginarem como serão seus produtos nos próximos anos. Em 2018, a Volvo decidiu não levar nenhum automóvel. A ideia foi discutir o papel do carro na sociedade do futuro. Parafraseando o artista francês René Magritte, o estande da empresa em Los Angeles dizia: "Isto não é um carro". No lugar das quatro rodas, demonstrações de tecnologias que indicam novas possibilidades para a mobilidade e a usabilidade do transporte automotivo.

Autonomia e tecnologia

De olho no futuro, a Volvo estabeleceu uma parceria com a empresa chinesa de tecnologia Baidu. A ideia é, em parceria, desenvolver carros autônomos elétricos para o mercado da China nos próximos anos. A Baidu escolheu a Volvo por conta da reputação da empresa sueca em produzir veículos extremamente seguros.

Futuro eletrizante

A Volvo sabe que os ocombustíveis das próximas décadas serão bastante diferentes dos que temos hoje. Por isso, a empresa investiu na FreeWire Technologies, que desenvolve tecnologia para carregar carros elétricos. Quando esses veículos estiverem mais presentes pelo mundo, a a Volvo quer ter certeza de que poderá ajudar a criar uma oferta farta de estações de carregamento pelo mundo. A FreeWire é uma empresa sediada em San Francisco, pioneira na tecnologia flexível de carregamento rápido estacionário e móvel, permitindo que o carregamento de carros elétricos seja implantado de forma rápida e ampla.

Inteligência artificial

A Volvo e a NVIDIA, empresa líder em inteligência artificial (AI), se uniram para desenvolver um computador central altamente avançado e com capacidade de inteligência artificial para a próxima geração de carros Volvo. O dispositivo é baseado na tecnologia DRIVE AGX Xavier da NVIDIA e permitirá que a Volvo implemente uma plataforma de computação avançada em seus carros na próxima década.

Personalização avançada

Em julho de 2018, foi lançada a M, uma nova marca que expandirá as operações de mobilidade global da empresa dando acesso confiável e sob demanda a carros e serviços por meio de um aplicativo intuitivo. Além disso, M aprenderá sobre as necessidades, preferências e hábitos de seus usuários, personalizando o relacionamento com o cliente. Ele vai estrear na Suécia e nos EUA em 2019.

No primeiro semestre de 2018, a Volvo Cars e a Volvo Trucks anunciaram que vão passar a compartilhar dados em tempo real para ampliar a cobertura da tecnologia de segurança das empresas. Um sistema baseado em computação de nuvem permite que os veículos se comuniquem e alertem motoristas sobre riscos próximos. Esta é a primeira vez que a Volvo Cars compartilha dados de segurança com outra empresa. A colaboração com a Volvo Trucks é o primeiro passo para alcançar uma massa crítica de veículos conectados que poderia ter um impacto significativo na segurança geral do trânsito no mundo.

XC60: o futuro agora

O XC60 é o futuro do automóvel agora: com sistemas eletrônicos que garantem uma condução segura, conectividade de última geração e uma mecânica confiável e robusta, o SUV é perfeito para quem não quer esperar para ter o que há de mais avançado em suas mãos. Os sistemas City Safety e Run-off Mitigation ajudam a evitar acidentes de maneira automática, protegendo o motorista e os passageiros. O painel de instrumentos tem ajuste automático de brilho. Usando comandos de voz, o motorista controla a temperatura do ar condicionado, navegação e funções do telefone. Esses e outros avanços mostram por que motivo a Volvo está na vanguarda da indústria automotiva mundial.

*VolvoCarros

*MSN



Tags

Deixe seu comentário!


Mais Notícias