FG ASSESSORIA

“Janela Indiscreta” dá início ao Ciclo Hitchcock no Cine Teatro Cuiabá

Clássicos do mestre do suspense serão exibidos todas as terças-feiras até o mês de julho. Confira a programação completa.

em 04/06/2019

*Secom/MT 

- Foto por: Divulgação

O mestre do suspense, Alfred Hitchcock, um dos mais influentes diretores da história do cinema, ganha sessões especiais no projeto Encontros com Cinema, a partir desta terça-feira (04.06), às 19h30, no Cine Teatro Cuiabá. O Ciclo Hitchcock segue até o mês de julho e exibirá grandes produções que destacaram Hitchcock como uma das mais importantes personalidades da sétima arte. Os ingressos têm valor simbólico de R$ 2 e R$ 4.

O Ciclo Hitchcock exibirá seis clássicos do cineasta britânico. São eles: Janela Indiscreta; Ladrão de Casaca; Um Corpo que Cai; Intriga Internacional; Psicose; Os Pássaros. Para começar em grande estilo, o clássico “Janela Indiscreta (1964) ”. Vale lembrar que todas as sessões são seguidas de um bate-papo com os curadores do ciclo, Diego Baraldi, Ana Maria de Souza e Aline Wendpap.

Baraldi considera a mostra uma oportunidade de explorar uma curiosidade envolvendo o nome de Alfred Hitchcock, que é “justamente essa relação com o público; do ponto de vista da eficácia, da bilheteria, de um êxito comercial dos filmes, bem como da relação dele com a crítica de cinema”.

Diego explica ainda que, além da questão da popularidade dos filmes, a curadoria também optou por fazer um recorte temporal, uma vez que todos estão inseridos na década de 50 ou início da década de 60. A ideia é que a partir deste pequeno recorte se possa “discutir algumas coisas que aparecem em vários filmes ou em várias fases da carreira do cineasta”.

No filme que estreia do Ciclo Hitchcock, o personagem de James Stewart é um voyeur que, como um espectador de cinema, assiste os vários acontecimentos de seu apartamento sem interferir. O ciclo segue com sessões todas às terças-feiras, exceto na última do mês, reservada à Sessão Vitrine Filmes.

“Dentro de alguns nomes possíveis, escolhemos investir no Hitchcock porque a gente pensa na adesão do público, e me parece que o nome dele tem um apelo, é quase um adjetivo: Hitchcockiano. Continua tendo uma eficácia para atrair as pessoas”, comenta Baraldi.

Confira a programação completa, com sinopses, suas respectivas datas de exibição e classificação indicativa de cada um dos filmes a serem exibidos no Ciclo Hitchcock:

04 de junho. 19h30

Janela indiscreta (Rear window, Alfred Hitchcock, EUA, 1954, 114’).

Sinopse: Um fotógrafo (James Stewart) com uma perna quebrada se vê obrigado a permanecer numa cadeira de rodas. Com sua câmera, passa a observar os dramas privados dos vizinhos. Quando suspeita que um deles possa ter cometido assassinato, o fotógrafo pede ajuda à namorada (Grace Kelly) para investigar a cadeia de acontecimentos suspeitos.

Classificação indicativa: 14 anos.

 

11 de junho. 19h30

Ladrão de casaca (To catch a thief, Alfred Hitchcock, EUA, 1955, 106’)

Sinopse: O ex-ladrão de joias Robie (Cary Grant) tenta emboscar um ladrão que está usando o estilo de Robie para despistar a polícia. Ao conhecer a deslumbrante Francie (Grace Kelly), Robie monta um plano com as jóias da mãe dela para pegar o imitador.

Classificação indicativa: 14 anos

 

18 de junho. 19h30

Um corpo que cai (Vertigo, Alfred Hitchcock, EUA, 1958, 128’)

Sinopse: Um detetive (James Stewart) com fobia de altura é contratado por um homem para seguir a esposa (Kim Novak) com tendências suicidas. Após resgatá-la de uma queda na baía da cidade, o detetive fica obcecado pela bela e atormentada mulher. Ela demonstra uma estranha atração por lugares altos, levando o detetive a enfrentar seus piores medos.

Classificação indicativa: 18 anos.

 

02 de julho. 19h30

Intriga internacional (North by northwest, Alfred Hitchcock, EUA, 1960, 109’)

Sinopse: Um publicitário (Cary Grant) é confundido com um agente secreto e acaba se envolvendo em uma perigosa trama de espionagem.

Classificação indicativa: 14 anos.

 

09 de julho. 19h30

Psicose (Psycho, Alfred Hitchcock, EUA, 1960, 109’)

Sinopse: Após roubar 40 mil dólares para se casar com o namorado, Marion (Janet Leigh) foge de carro e decide passar a noite em um hotel que encontra pelo caminho. Ali ela conhece o educado e nervoso proprietário do estabelecimento, Norman Bates (Anthony Perkins), um jovem interessado em taxidermia e que vive uma relação conturbada com a mãe.

Classificação indicativa: 14 anos.

 

16 de julho. 19h30

Os pássaros (The birds, Alfred Hitchcock, EUA, 1963, 120’)

Sinopse: Melanie (Tippi Hedren) viaja a uma cidadezinha do interior em busca de um homem (Rod Taylor) por quem se interessara. Ao chegar à cidade, ela é atacada por uma gaivota. Inesperadamente, milhares de pássaros invadem a cidade e ameaçam as pessoas que estão no local.

Classificação indicativa: 16 anos.



Tags

Deixe seu comentário!


Mais Notícias