Hoje em Cuiabá, 35% da merenda escolar vem da agricultura familiar, diz Secretária de Agricultura do município

Nossa meta para 2020 é ampliar os números e gerar capacitação para o pequeno produtor

em 19/11/2019

Ariana Martins

A prefeitura de Cuiabá, através da Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, tem realizado uma série de encontros e audiências públicas, com foco no setor da agricultura familiar. Uma das propostas é gerar capacitação para as mulheres agricultoras.

Em entrevista ao Jornal da Capital 1ª edição, desta terça-feira (19), a Secretária de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico de Cuiabá, Débora Marques, falou sobre o esse trabalho e a importância em atender as demandas dessa população produtora.

“Estamos trabalhando com os grupos de mulheres para que elas possam estar desenvolvendo seu trabalhos da agricultura ou da própria produção, já que tem mulheres que fazem artesanatos e estão no campo, então vamos trazer esse trabalho para serem apresentados. Estamos levando assistência técnica, orientação, capacitação para que fomente o seu negócio e possam sustentar suas famílias com mais dignidade, gerando, muitas vezes, até emprego no próprio campo,” explicou a secretária.


Secretária de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico de Cuiabá, Débora Marques Foto: Capital Notícia

Questionada sobre um exemplo concreto, além do artesanato, em que a prefeitura apoie uma agro indústria, Débora esclarece:

“Algumas mulheres estão com ideia de montar uma fábrica de rapaduras. Temos mulheres que já participam com a venda de hortaliças para merende escolar. Temos produtores que vendem queijos, e nós temos feito todo trabalho de orientação, inclusive de fazer a intermediação da produção para o mercado. Um mercado hoje muito forte é da merenda escolar.  A legislação diz que 30% da alimentação escolar deve vir da agricultura familiar, então estamos com projeto para 2020 em ampliar esses números. Hoje em Cuiabá, 35% da merenda escolar vem da agricultura familiar, pra isso a prefeitura tem investido nos pequenos produtores,” pontuou a secretária.

Ao longo da entrevista, assuntos como o projeto de incentivo a pequenas empresas, fomento ao empreendedorismo, Lei do Pró-Cuiabá, dentre outros, você pode ouvir na entrevista completa no áudio abaixo:

Áudio


Tags

Deixe seu comentário!


Mais Notícias