O Cuiabá só tem mais seis jogos pela frente na Série B do Campeonato Brasileiro. O Dourado enfrentará, Botafogo-SP, Remo, Amazonas, Goiás, Améria-MG e Criciúma na reta final da competição. Se quiser subir para a Série A, o time mato-grossense precisa melhorar o desempenho contra essas equipes. Isso porque no primeiro turno o Auriverde só conseguiu sete pontos contra os adversários.
Hoje com 49 pontos, o Dourado precisa quase dobrar o número no cenário mais fácil para subir. Nos últimos cinco anos o time que subiu com menor pontuação foi o próprio Cuiabá, com 61 pontos em 2020. No entanto, esse número de pontos não garante o acesso à elite do futebol nacional e dá apenas 77% de chance de subir segundo levantamento da UFMG. Assim, a equipe de Eduardo Barros precisa de pelo menos 12 pontos para sonhar com a Série A.

Cuiabá tem tarefa difícil para subir /// Foto; AssCom Dourado
Apenas duas vitórias no primeiro turno
Contra os adversários que ainda restam, o Cuiabá venceu apenas duas partidas no primeiro turno. A primeira foi contra o Amazonas, por 3 a 1 na Arena pantanal. Na ocasião, o atacante Alisson Safira – hoje lesionado e fora da temporada -, marcou dois gols de pênalti. Além dele, Carlos Alberto também balançou as redes para virar o jogo para o Dourado.
O Auriverde também venceu o América-MG no primeiro turno do campeonato. Mais uma vez na Arena Pantanal, o Cuiabá bateu seu adversário pelo mesmo placar de 3 a 1. Os gols daquela partida foram de Alisson Safira, Jader e Juan Christian.

Cuiabá perdeu para o Botafogo-SP em plena Arena no primeiro turno – Foto: AssCom Dourado
Cuiabá mais perdeu do que ganhou
Contra os demais adversários que ainda vai enfrentar, o Cuiabá acumulou três derrotas e um empate. A primeira derrota foi contra o Botafogo-SP, por 1 a 0 na Arena Pantanal. A partida marcou o terceiro resultado negativo seguido do Dourado naquela altura da temporada. Logo em seguida, o Auriverde empatou em 0 a 0 com o Remo fora de casa, marcando uma sequência de quatro jogos sem vitória.
Mais tarde, diante do Goiás, que brigava pela liderança, o Cuiabá perdeu por 3 a 1. Naquele jogo o Dourado tomou o primeiro gol e teve Max expulso na primeira etapa. No segundo tempo, o Auriverde ainda empatou, mas não conseguiu segurar o placar. A última partida foi contra o Criciúma, que bateu o time de Mato Grosso por 1 a 0 em Santa Catarina.