Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

existe a chance

Presidente do União comenta possibilidade do time disputar a Série D em 2026

Mudanças feitas pela CBF podem beneficiar e ceder vaga para o Colorado

Publicado em

O União de Rondonópolis está com as expectativas altas com a possibilidade de disputar a Série D do Campeonato Brasileiro em 2026. Com o aumento de participantes na competição de 64 para 96 times e os critérios para preencher as vagas, o clube rondonopolitano deve entrar na quarta divisão através do ranking da CBF.

Paulo Barrionuevo, presidente do União – Foto: Reprodução

Entenda os critérios para disputar a Série D de 2026

De acordo com a CBF as vagas virão através de quatro critérios. Disputarão a quarta divisão os quatro clubes que caíram da Série C, 64 classificados via campeonatos estaduais, 28 que chegaram até a segunda fase da Série D anterior. Se as 96 vagas não forem preenchidas nesses três critérios, as vagas que sobrarem serão distribuídas via ranking nacional de clubes.

Se esses critérios tiverem essa sequência, Mato Grosso indicaria Primavera e Mixto – por terem conseguido as vagas via estadual -, e o Luverdense, que chegou na segunda fase da Série D de 2025. O Mixto também teria a vaga por esse segundo critério, mas como já está indicado via Federação, MT “perderia” essa vaga. O que pode ocorrer é o estado ter um indicado via ranking. O clube mais bem ranqueado atualmente é o União de Rondonópolis.

Clique aqui e veja como mudanças da Série D impactam o futebol de Mato Grosso.

Paulo Barrionuevo, presidente do União – Foto: Reprodução

O que pensa o presidente do União? 

Paulo Barrionuevo Jr., presidente do União, está otimista e acredita que o Colorado disputará a Série D em 2026 conforme os critérios divulgados pela CBF.

“Nós entendemos que essa vaga é do União. Foram criados quatro critérios para ocupar essas vagas do estado de Mato Grosso. Pelo Campeonato Mato-grossense: Mixto e Primavera. Por ter se classificado para a segunda fase da Série D de 2025: Mixto e Luverdense. Como o Mixto já havia conquistado uma das vagas via estadual, abre uma nova vaga e essa vaga abre o critério quatro, que é o ranking da CBF. Neste ranking, o União é o segundo colocado de Mato Grosso, atrás apenas do Cuiabá. Então o União entende que essa vaga na Série D de 2026 é nossa e nós estamos batalhando por isso”, comentou Paulo Barrionuevo Jr.

Entretanto, o presidente do clube de Rondonópolis prega cautela até a confirmação da CBF e da Federação Mato-grossense de Futebol. Até lá, o gestor afirma que o União já está trabalhando para garantir a presença na Série D.

“Ainda não divulgamos nada pois não há nada oficial. Já solicitamos para a CBF e para a Federação Mato-grossense de Futebol (FMF) para que confirmem esta vaga para o União. Isso impacta no nosso planejamento esportivo e financeiro visando a contratação de jogadores. Nós estamos fazendo de tudo desde já para conseguir”, finalizou o presidente do União.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CIDADES

POLÍCIA

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA

Botão WhatsApp - Canal TI
Botão WhatsApp - Canal TI