Segundo o treinador Eduardo Barros, o Cuiabá pode subir para a Série A do Campeonato Brasileiro caso conquiste ao menos duas vitórias fora de casa. O técnico disse isso em entrevista coletiva após a derrota por 1 a 0 para o Novorizontino na Arena Pantanal. Segundo ele, caso o Dourado mantenha o desempenho em casa e melhore fora, tem boas chances de acesso.
No momento, o Cuiabá é oitavo colocado da Série B, e está a quatro pontos de distância do G4. A distância ainda pode aumentar ao final da rodada, caso Athletico-PR e Chapecoense vençam seus jogos.
Matemática do acesso
O número que costuma garantir o acesso na Série B é 64 pontos. No entanto, nos últimos cinco anos, duas equipes fugiram desse padrão. A primeira foi o próprio Cuiabá, que subiu em 2020 com 61 pontos. A segunda foi o Vasco, que voltou à elite do futebol nacional com 62, em 2022.
Pela conta do treinador do Cuiabá, o Dourado chegaria aos 60 pontos. Isso porque atualmente o aproveitamento do time em casa é de 66,66%. Caso isso se mantenha, o Auriverde conquistará oito pontos na Arena. Somados aos seis que Eduardo espera conquistar jogando fora, o time mato-grossense só somaria 14 pontos até o fim da competição, chegando a um total de 60.

Dourado perdeu para o Novorizontino na última rodada /// Foto: AssCom Dourado
Poucas equipes subiram com esse número
Na história da Série B de pontos corridos, apenas três times subiram com 60 pontos ou menos. O que subiu com a menor pontuação na história foi o Vitória, com 59 pontos em 2007. Com os 60 que o Barros projeta, apenas Figueirense (2013) e Goiás (2018) subiram. Além dessas campanhas, o Cuiabá também poderia ter subido com 60 em 2020. Isso porque o quinto colocado, CSA, terminou com 58.
Esse ano, a chance de um time subir com essa pontuação é de 67,71%, segundo levantamento da UFMG. Nesse cenário, é interessante que o Cuiabá consiga pelo menos mais 15 pontos até o fim da temporada. Caso consiga esse desempenho, a possibilidade de subir aumenta consideravelmente, para 87,95%