Entenda o significado e importância da Proclamação da República no Brasil

Todo mundo já estudou, mas será que a gente ainda lembra a importância desse ato e o que ele representa ainda hoje para o país?

em 16/11/2019

Ariana Martins
Da Redação

Em entrevista exclusiva à Capital FM, o Coordenador do Programa de Pós-graduação de História da UFMT, o professor Vitale Joanoni Neto, explicou a mudança de forma de governo e o que representou essa importante data para a história. “A Proclamação da República, ela significou uma radical mudança de forma de governo no Brasil. Nós saímos de uma situação de império entre repúblicas na América do Sul e passamos a ser mais uma república.”, pontua o professor.

Vitale Joanoni ainda explicou até que ponto as medidas tomadas pelo governo, através do golpe militar, refletiu na vida da população da época. “Na vida dos cidadãos de fato os reflexos foram muito pequenos. Nós tivemos a instalação de um governo provisório sob a liderança do Marechal Deodoro da Fonseca com Floriano Peixoto, uma espécie de vice no segundo comando. Tivemos uma perseguição, alguns atos legais que propiciaram a troca do Estado Monarquista para o Estado Republicano, mais praticamente a troca de partidos, representação política ela foi muito sutil, para população em geral as diferenças e efeitos práticos foram muito pequenos”, esclarece o professor.

Resultado de imagem para vitale joanoni neto
Vitale Joanini Neto- Foto: Reprodução

Todos esses atos históricos que compõem a história do país, o professor ressalta como fundamental recordarmos para que possamos entender melhor o que vivemos hoje. “Essa longa tradição democrática, pouco mais de um século que nós vivemos, deixa um ensinamento muito rico pra gente, inclusive os períodos de interrupção do Estado democrático e o custo que isso teve pra gente para construção de uma democracia, pra construção de um estado mais igualitário, isso deveria ser lembrado, mas não pra culpar ninguém, olhar como foi feito, pra que a gente perceba que esse não é o caminho. Não funcionou”, afirma Vitale.

Confira a entrevista na íntegra no áudio abaixo:

Áudio


Tags

Deixe seu comentário!


Mais Notícias