Em visita ao São Paulo, Atlético-MG busca igualar recorde de vitórias fora de casa no Brasileiro

Galo de Cuca soma 23 pontos como visitante no torneio no qual lidera, com sete triunfos

               

                             _Foto Reprodução

Nos últimos 10 anos, o dono da melhor campanha visitante acabou campeão brasileiro. É nesta pegada que está o líder Atlético-MG, que busca igualar, diante do São Paulo, o recorde do clube em número de vitórias fora de casa na era dos pontos corridos.

O time alvinegro venceu sete jogos na atual edição, longe do Mineirão, com 23 pontos somados. Em 2015, o Galo foi vice-campeão e o segundo melhor time visitante do Brasileiro, com oito vitórias (e 28 pontos). Em 2017, houve a melhor campanha do clube, chegando a 29 pontos - inclusive, foi o ano da última vez que o Atlético venceu o Tricolor paulista no Morumbi.

Faltando mais oito jogos em 2021, como visitante, o Atlético de Cuca já tem a quarta melhor campanha fora de casa da história do clube na era dos pontos corridos de 20 times 

Atuar longe dos próprios domínios costumou ser a grande pedra no sapato do Atlético, na busca por encerrar o jejum de título do Brasileirão. Em casa, a história era oposta. No ano passado, por exemplo, com Sampaoli, o Galo foi o melhor mandante do torneio. Fora de casa, entretanto, somou apenas 22 pontos, menos do que a atual campanha.

Em 2013, por exemplo, ano da conquista da Copa Libertadores, ainda com Cuca no comando, o Atlético fez apenas 13 pontos de visitante no Brasileiro. No Independência, compensou, sendo o segundo melhor mandante.

Historicamente, quem soma pontos em viagens termina no topo da tabela. De 2006, quando o torneio nacional passou a ser disputado em 38 rodadas, com 20 clubes, até 2020/21, em apenas três edições (2006, 2009 e 2010), o campeão não foi o melhor visitante.

Hoje, o Atlético tem mais pontos fora de casa do que no Mineirão. Irá encarar o São Paulo, no Morumbi, às 21h (de Brasília), neste sábado, pela 22ª rodada. Ainda terá pela frente, na condição de visitante, os seguintes adversários: Chapecoense, Atlético-GO, Flamengo, Bahia, Athletico-PR, Palmeiras e Grêmio.

*Por Fred Ribeiro — Leia a matéria completa no:

https://ge.globo.com/futebol/times/atletico-mg/noticia/em-visita-ao-sao-paulo-atletico-mg-busca-igualar-recorde-de-vitorias-fora-de-casa-no-brasileiro.ghtml

Leia também

Deixe seu comentário!