ECONOMIA
Distribuidoras de combustíveis pedem ajustes no programa Renovabio
Publicado em
20 de novembro de 2023 - 18:45por
Da RedaçãoUm grupo de representantes de distribuidoras de combustíveis entregou nesta segunda-feira (20) ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) propostas de alterações na Política Nacional dos Biocombustíveis (RenovaBio).
O grupo questiona os resultados e a metodologia do programa. Segundo eles, mais de R$ 16,7 bilhões foram negociados em certificados de Descarbonização (CBIOs) até setembro deste ano, e o volume de produção de etanol caiu 5,7 bilhões de litros entre 2019 e 2022.
“As distribuidoras consideram que o RenovaBio representa um avanço em termos de políticas públicas, porém têm tido dificuldade no cumprimento de seus objetivos, o que gera disfuncionalidades que distorcem o mercado”, argumentam as empresas, em nota.
A reunião com o secretário de Desenvolvimento Industrial, Comércio Serviços e Inovação do MDIC, Uallace Moreira Lima, contou com a presença de representantes da Ipiranga, da Vibra e da Federação Nacional das Distribuidoras de Combustíveis, Gás Natural e Biocombustíveis (Brasilcom), que reúne dez sindicatos estaduais e 40 distribuidoras de combustíveis regionais. Segundo o MDIC, o secretário se comprometeu a encaminhar os assuntos tratados no encontro.
As distribuidoras de combustíveis propõem que os CBIOs sigam a metodologia internacional de crédito de carbono para que possam ser comercializados em outros mercados. “Sem essa metodologia, o programa não contribui para as metas de descarbonização do Brasil no âmbito do Acordo de Paris”, afirmam as empresas.
Outra demanda é passar as obrigações de cumprimento de metas, que hoje são das distribuidoras, para as refinarias. Segundo a entidade, essa mudança tornaria o sistema mais justo e simples, corrigindo a especulação e a volatilidade.
O RenovaBio é uma política pública em vigor desde 2017, que trata da expansão, de forma sustentável, da produção e uso de biocombustíveis. O objetivo é reduzir a emissão de gases causadores do efeito estufa na produção, comercialização e no uso de biocombustíveis, contribuindo para o cumprimento dos compromissos assumidos pelo Brasil no âmbito do Acordo de Paris.
Para se atingir o limite de aquecimento do planeta em 1,5ºC, conforme prevê o Acordo de Paris, acordo, seria necessário reduzir em 42% as emissões de gases de efeito estufa até o ano de 2030. Se a redução for de 28%, o aquecimento global chegaria a 2ºC.
Fonte: EBC Economia

Dilmar crê que Botelho permanece no UB e disputará a Prefeitura de Cuiabá pela sigla

Lula e presidente da Guiana se reúnem para debater crise com Venezuela

Maduro chama venezuelanos a votarem a favor da anexação de Essequibo

Brasil assume G20 com foco em fome, clima e governança global

Motorista morre em acidente entre duas carretas
CIDADES


Dilmar crê que Botelho permanece no UB e disputará a Prefeitura de Cuiabá pela sigla
O deputado estadual Dilmar Dal Bosco acredita que o governador Mauro Mendes não irá liberar o presidente da Assembleia Legislativa...


Lula e presidente da Guiana se reúnem para debater crise com Venezuela
Ricardo Stuckert / PR – 21.11.2023 Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reúne com homólogo da Guiana O...


Maduro chama venezuelanos a votarem a favor da anexação de Essequibo
Marcelo Camargo/Agência Brasil – 29/05/2023 Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro O presidente venezuelano Nicolás Maduro usou as redes sociais para...
POLÍCIA


Homem que mandou matar ex-mulher é preso tentando fugir de MT
Camila Brito da Silva foi morta a tiros na porta de casa


Onze motoristas são flagrados dirigindo embriagados
Na ação realizada nesta quinta-feira (30), 173 pessoas submetidas ao teste de alcoolemia


Acusado de estupro é morto pela polícia
Ele tentou fugir pulando o muro da residência
POLÍTICA


Brasil assume G20 com foco em fome, clima e governança global
O Brasil assume hoje (1º), pela primeira vez, a presidência do G20, grupo que reúne as 19 maiores economias do...


Motorista morre em acidente entre duas carretas
Um motorista morreu e outro ficou ferido em um acidente entre dois caminhões nessa quinta-feira (30.11), na MT-170, no município...


Fernanda Paes Leme rebate críticas de internautas sobre seu corpo: ‘Bom senso’
Grávida do primeiro filho, Fernanda Paes Leme foi alvo de críticas e julgamentos após fazer uma publicação no Instagram. Nesta quinta-feira (30),...