FG ASSESSORIA

Deputado sugere que parlamentares tranquem pauta na AL para obrigar governo a negociar com Sintep

Obstrução da pauta ocorre quando um número de deputados abandona o plenário durante a votação de um projeto.

em 11/07/2019

O Estado do Mato Grosso

O deputado estadual Valdir Barranco (PT) sugeriu aos colegas o trancamento da pauta de votação da Assembleia Legislativa para obrigar o governador Mauro Mendes (DEM) ceder a pressão dos professores. Nesta quarta (10), sindicalistas e deputados elaboraram uma proposta em conjunto para ser apresentada ao chefe do Executivo.

A proposta prevê um aumento de 7,69%, em duas parcelas de 2,6% e outra de 2,49%, a serem pagos na folha de agosto, novembro e fevereiro de 2020. O governador, na avaliação do deputado petista, só não encerra a greve "se não quiser, está no colo dele".

"Da minha parte, nós nos reunimos em 11 ou pelo menos oito [deputados] de acordo e vamos obstruir a pauta aqui nessa Casa. Enquanto o governador não der uma resposta decente aos profissionais de Educação nós temos de ter peito para obstruir a pauta para ele ser sincero e dar uma resposta", afirmou o parlamentar.

A obstrução da pauta ocorre quando um número de deputados abandona o plenário durante a votação de um projeto, evitando que a sessão tenha o número de deputados mínimos para deliberar.

A greve dos professores já passa dos 45 dias e prejudica cerca de 400 mil alunos em todo o Estado. Na última proposta elaborada pela categoria, os servidores apontam um incremento na receita de R$ 500 milhões, através do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab) e de excesso de arrecadação, se comparado com o primeiro quadrimestre de 2018.

Áudio


Tags

Deixe seu comentário!


Mais Notícias