Crianças podem fazer musculação?

Adilson Reis

Primeiro precisamos entender que para uma criança ficar sentada na carteira, ficar em pé, correr, brincar de cabo de guerra, subir em árvore, entre tantas outras atividades diárias e de lazer é preciso força muscular, dito isso fica fácil responder. Podem. A questão é: como uma criança deve realizar exercícios de força?

As academias convencionais nem sempre possuem aparelhos que possam ser ajustados para atender a estatura, envergadura e outras medidas corporais de uma criança, para isso é preciso adaptar alguns exercícios para que as mesmas consigam realizar com o peso corporal e/ou halteres e outros equipamentos os exercícios de fortalecimento.

É importante não pularmos etapas, criança deve ser criança e não receber um treinamento como se fosse um adulto em miniatura. Desta forma, os exercícios de força devem se aproximar do mundo infantil, utilizando “brincadeiras” e tarefas que exijam a força muscular. Vale lembrar que além de não possuírem estrutura óssea, muscular e tendínea similar ao adulto, as crianças também não possuem paciência para fazer tarefas que não as encantem. 

Adilson Reis Filho CREF 568 G/MT | Mestre em Biociências (UFMT) | Instagram: @reisfilho

Leia também

Deixe seu comentário!