Como gastamos energia?

Tão importante quanto ingerir energia é sabermos como a gastamos, pois se excedermos o consumo de calorias poderemos desenvolver a obesidade e doenças associadas. 

Nosso gasto energético total corresponde à energia gasta por uma pessoa em 24 horas. É o resultado da somatória dos três componentes principais: o gasto energético basal, o efeito térmico do alimento e o custo calórico da atividade física.

Entende-se por gasto energético basal a quantidade de energia utilizada em 24 horas por uma pessoa completamente em repouso, relaxada, mas não dormindo, em temperatura e ambiente confortáveis. Responsável por cerca de 70% do gasto energético total. Vale ressaltar que pessoas com maior nível de massa muscular gastam mais energia. 

O efeito térmico do alimento determina o gasto de energia necessária para a digestão, absorção, metabolismo, excreção e armazenamento dos nutrientes. Corresponde entre 10% a 15% do gasto energético total.  Já o custo calórico da atividade física depende também da idade, da massa corporal, do sexo e da intensidade do esforço. Exercícios com alta intensidade gastam mais calorias do que os realizados com intensidade leve.

Adilson Reis Filho CREF 568 G/MT | Mestre em Biociências (UFMT) | Instagram: @reisfilho

Leia também

Deixe seu comentário!