Aprovada por 23 votos favoráveis e uma abstenção

Com 23 votos a favor, PEC que adianta eleições da Mesa Diretora da AL é aprovada

Por Max Aguiar - Olhar Direto

O Projeto de Emenda Constitucional 001/2020, denominada "PEC Janaina", que serve para antecipar a eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, para dar a oportunidade à deputada estadual Janaina Riva (MDB) participar do pleito, foi aprovada por 23 votos favoráveis e uma abstenção. 

A votação ocorreu na tarde desta segunda-feira (6), durante sessão extraordinária por videoconferência na Assembleia Legislativa. Com a aprovação, a votação da eleição da Mesa Diretora deve ocorrer até o mês de junho. 

MidiaNews
Deputada Janaina Riva (MDB) / Reprodução

A antecipação garante a participação da emedebista, tanto na votação como em uma eventual composição de chapa. A parlamentar está gestante e se o rito acompanhasse o calendário original, ela estaria ausente devido à licença maternidade.​

A deputada Janaina Riva agradeceu a aprovação do projeto e a sensibilidade dos colegas com ela nessa momento de gestação. E inclusive, citou que apesar da pandemia, acredita em momentos melhores para o mundo. 

"Quero agradecer meus colegas. Todos vocês são importante nesse momento, Todo mundo sabe que uma mulher grávida fica à flor da pele, imagina num momento de pandemia então? Por isso quero agradecer vocês por me deixar participar desse momento de eleição da Mesa. Seguindo o que o Papa Francisco disse, espero que as crianças que nascerem em tempos de pandemia, sejam a alegria de um futuro próspero e para um mundo melhor no futuro", disse a deputada. 

O deputado Wilson Santos, apesar de votar favorável para a mudança da data da eleição, disse que espera que isso não seja um casuísmo do casuísmo. "Entendemos a situação da deputada e o momento. Mas, espero que não seja um casuísmo", comentou. 

O único voto de abstenção é do deputado Ulysses Moraes (PSL). 

Leia também

Deixe seu comentário!