FG ASSESSORIA

Clima em Cuiabá só volta a ficar ameno no início da primavera, aponta Inpe

Após um pequeno alívio no fim da semana passada, os termômetros voltam a subir em Cuiabá.

em 16/09/2019

Esta semana deve continuar com máximas próximas aos 40ºC. Após um pequeno alívio no fim da semana passada, os termômetros voltam a subir em Cuiabá. Para esta segunda-feira (16) a previsão é que a máxima chegue novamente aos 40ºC segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Climáticas (Inpe). A umidade mínima fica em 15%, segundo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). As máximas só voltam a ficar abaixo dos 35ºC no final do mês de setembro, com a troca da estação.

Esta terça-feira (17) deve ser o dia mais quente da semana, chegando aos 42ºC. Para a quarta-feira (18) a temperatura pode deve atingir até 38º, enquanto na quinta-feira (19) e na sexta-feira (20), são esperados 40ºC novamente de máximas. Em todos esses dias a umidade mínima deve permanecer em torno dos 15%, considerado estado de alerta pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Resultado de imagem para tempo seco cuiaba

Quando esse patamar de umidade é atingido, é recomendável umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, molhamento de jardins, etc.; suprimir exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10 e 16 horas; evitar aglomerações em ambientes fechados; e usar soro fisiológico para olhos e narinas; além de manter-se hidratado. 

As condições climáticas devem melhorar a partir de 27 de setembro, quando o Inpe aponta 60% de chances de chuva na capital, com mínima de 19ºC e máxima de 33º. A mudança ocorre em razão da chegada da primavera, que inicia no dia 23. A estação, entretanto, também é marcada por temperaturas elevadas e baixa umidade relativa do ar.

Aviso de atenção

O Inpe emitiu um alerta de atenção para hoje e amanhã. Segundo o Instituto, para estas datas há risco moderado para ocorrência de fenômeno meteorológico adverso, graças à previsão  de que a umidade do ar estará bastante baixa e que as temperaturas no período da tarde estarão bastante elevadas. A sugestão é que os cidadãos estejam atentos às comunicações da Defesa Civil. 

Por: PNB Online



Tags

Deixe seu comentário!


Mais Notícias