BRASIL
Iphan irá reconhecer quilombos como patrimônios culturais
Publicado em
20 de novembro de 2023 - 18:45por
Da RedaçãoO Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) irá reconhecer os territórios, elementos naturais, moradias e ritos tradicionais de quilombos como patrimônios culturais do país. O tombamento desses sítios ocorrerá após 35 anos de espera pelas comunidades quilombolas, já que é previsto na Constituição Federal, segundo a qual “ficam tombados todos os documentos e sítios detentores de reminiscências históricas de antigos quilombos”.
O instituto publicou portaria nesta segunda-feira (20), Dia da Consciência Negra, que traz os requisitos e regras para o reconhecimento desses locais.
Conforme a portaria, poderão passar pelo processo de tombamento: sítios com vestígios materiais de quilombos extintos ou documentos de memória e áreas ocupadas por comunidades quilombolas, que utilizam tradições ancestrais nas práticas atuais. De acordo com Iphan, a medida significará reconhecimento de nascentes de igarapé, ruínas de pedras no meio de matas e roçados de ervas medicinais.
Qualquer pessoa física ou empresa pode solicitar o tombamento, apresentando pedido a uma unidade do Iphan. Para o processo de tombamento ser iniciado, é preciso apresentar certidão de autodefinição das comunidades remanescentes de quilombos, documento emitido pela Fundação Cultural Palmares. Outros documentos são relatório de identificação e delimitação territorial emitido ou aprovado pelo Incra.
Atualmente, apenas o Quilombo do Ambrósio, em Minas Gerais, é tombado.
A ministra da Cultura, Margareth Menezes, ressaltou que a iniciativa é um importante passo para a preservação da cultura quilombola no país. “Estamos construindo uma história nova com a participação da sociedade”, disse.
Antes da publicação, o texto da portaria passou por consulta pública por 45 dias, período em que foram coletadas 240 manifestações, sendo a maioria de quilombolas. A formulação da portaria contou com o apoio dos ministérios da Cultura, da Igualdade Racial, dos Direitos Humanos e da Cidadania, do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e da Fundação Cultural Palmares.
Para o presidente do Iphan, Leandro Grass, o tombamento dos quilombos poderá contribuir para o acesso das comunidades a educação e outras políticas públicas. “Esse é um elo da cidadania, elo da reparação histórica tão necessária em um país como o nosso”, afirmou.
Além da portaria, foi criado, em setembro, o Comitê Permanente para Preservação do Patrimônio Cultural de Matriz Africana (Copmaf), com objetivo de aprimorar diretrizes e processos para preservação da cultura africana.
“O Iphan se compromete a endereçar formalmente a responsabilidade de retirar o componente cultural de matriz africana das notas de rodapé dos livros de história, da redução a contribuição culturais e exóticas na culinária e na música, e alça-lo à centralidade de debates”, ressaltou a coordenadora da comitê, Bruna Ferreira.
Fonte: EBC GERAL

Unemat publica edital de concurso com 140 vagas

Escritório Social realiza ação do projeto Cuidar de Quem Cuida com servidores da Penitenciária Ferrugem

Metalúrgicos da GM aprovam abertura de Programa de Demissão Voluntária

Maceió está em alerta máximo devido ao risco de afundamento de solo

Brasil busca protagonismo na COP após reduzir desmatamento na Amazônia
CIDADES


Unemat publica edital de concurso com 140 vagas
Inscrições para nível médio, técnico e superior serão abertas no dia 4 de dezembro pela internet


Escritório Social realiza ação do projeto Cuidar de Quem Cuida com servidores da Penitenciária Ferrugem
Cerca de 100 servidores da Penitenciária Ferrugem participaram da ação do projeto “Cuidar de Quem Cuida”, promovida pela equipe do...


Metalúrgicos da GM aprovam abertura de Programa de Demissão Voluntária
Os metalúrgicos da fábrica da General Motors de São José dos Campos aprovaram a abertura de um Programa de Demissão...
POLÍCIA


Homem que mandou matar ex-mulher é preso tentando fugir de MT
Camila Brito da Silva foi morta a tiros na porta de casa


Onze motoristas são flagrados dirigindo embriagados
Na ação realizada nesta quinta-feira (30), 173 pessoas submetidas ao teste de alcoolemia


Acusado de estupro é morto pela polícia
Ele tentou fugir pulando o muro da residência
POLÍTICA


Maceió está em alerta máximo devido ao risco de afundamento de solo
A Defesa Civil de Maceió (AL) informou que continua em alerta máximo devido ao risco iminente de colapso em uma...


Brasil busca protagonismo na COP após reduzir desmatamento na Amazônia
O Brasil enviou para Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2023 (COP28) em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos,...


Entenda a disputa territorial entre Venezuela e Guiana
Uma disputa centenária sobre o controle de um território sul-americano pode ganhar novos contornos neste domingo (3). Eleitores venezuelanos vão...