A Pequena Livraria dos Sonhos

Olá! Você já se imaginou viajando pelas lindas Terras Altas da Escócia dirigindo uma Van recheada de livros? Não? Pois confesso que essa cena também nunca havia passado pela minha mente até eu conhecer o livro “A Pequena Livraria dos Sonhos” de Jenny Colgan e eu estou simplesmente apaixonada por Nina Redmond, uma doce jovem, leitora voraz e incentivadora de leitura. Nina trabalhava em uma biblioteca pública na cidade de Birmingham (Inglaterra), mas devido ao aumento do comércio de livros, decidiram fechar essa biblioteca. Nina se viu sem emprego e com pilhas de livros maravilhosos que ela teve que levar para seu minúsculo apartamento para que eles não fossem descartados. Frente ao problema da falta de espaço e necessidade de um novo trabalho, Nina decide comprar uma Van e abrir o seu próprio negócio: uma livraria itinerante de livros novos e usados. A questão é que a única Van que atendia às suas necessidades estava em uma pequena cidadezinha da Escócia, com um estilo de vida muito diferente de tudo o que Nina já tinha conhecido. Dá para imaginar os caminhos encantadores que essa história vai percorrer?

A Pequena Livraria dos Sonhos é uma caixinha de surpresas, mas tenho que informar a todos que as surpresas já começam na dedicatória deste livro. Ah! Se você não tem o costume de ler dedicatórias de livros, sugiro a leitura desta dedicatória para você mudar a sua opinião. Algumas vezes temos surpresas bem agradáveis, como foi o caso dessa em questão. Mas claro que não será a dedicatória que fará esse livro ser tão interessante. Há personagens muito bem desenvolvidos na narração e, assim, temos a oportunidade de acompanhar o crescimento e as mudanças que cada um deles irá sofrer ao longo da história, sempre relacionados ao crescimento e desenvolvimento de Nina, que tem o dom de transformar tudo ao seu redor.

O fato da história se passar em uma cidade pequena faz tudo ficar muito mais aconchegante. Todos os personagens se conhecem e vivem ali há muitas gerações e é adorável ver como todos se ajudam e prestigiam uns aos outros formando uma grande família que, aos poucos vai acolhendo Nina. Vivemos tempos difíceis de distanciamento, de exclusões e com muita competitividade. Ler uma obra aconchegante, amorosa e leve faz com que o nosso coração se encha de um calorzinho gostoso e nos traz a sensação de dias melhores. Eu não consigo descrever como fiquei encantada com essa história, de verdade! Eu me sentia lá na Escócia, junto com a Nina e todos os outros personagens. Livros geniais têm essa capacidade. A autora, Jenny Colgan, é escocesa, mãe de 3 filhos, adora bolos e livros. Ela já escreveu mais de 25 obras que foram traduzidas em vários idiomas e vendidos por todo o mundo. Ela adora conversar com seus leitores pelas redes sociais. A Pequena Livraria dos Sonhos certamente irá encantar seus pensamentos neste fim de ano tão diferente e difícil que foi 2020. Permita-se esse presente a você mesmo e prepare-se para sorrisos e lágrimas, suspiros e muita inspiração! Até breve!

Ana Helena Paroli – Professora de Literatura, especialista em produção de texto e leitura, mãe e apaixonada por arte. @anahelena.paroli (Instagram)

Leia também

Deixe seu comentário!