
O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) determinou o envio ao Ministério Público Eleitoral (MPE) de documentos e de um vídeo que mostra o empresário Carlos Alberto de Araújo, marido da prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), contando maços de dinheiro em espécie que somariam cerca de R$ 300 mil.
O material foi apresentado pelos diretórios municipais do MDB e do União Brasil durante uma ação que acusa a prefeita de abuso de poder econômico e supostas irregularidades na campanha eleitoral de 2024. Apesar de o TRE ter mantido, por unanimidade, a decisão que rejeitou o pedido de cassação da prefeita, os magistrados entenderam que os novos fatos devem ser apurados em procedimento próprio pelo Ministério Público.
Além do vídeo, os partidos apresentaram depoimentos prestados à Polícia Federal por coordenadores de fiscais da campanha, que relataram pagamentos em dinheiro vivo, apesar de contratos preverem transferências via PIX. Segundo os relatos, valores teriam sido distribuídos a fiscais eleitorais após o pleito.
A defesa de Flávia Moretti e de Carlos Alberto sustenta que o vídeo é antigo, foi divulgado fora de contexto e não comprova qualquer irregularidade. Caberá agora ao Ministério Público Eleitoral investigar a autenticidade do material, sua origem e eventual relação com a campanha de 2024.