
O governador Mauro Mendes (União Brasil) participou, na manhã desta quarta-feira (29), de uma videoconferência com outros gestores estaduais que tem sido vista como o início de um “gabinete paralelo” de governadores para tratar de segurança pública. O encontro foi articulado pelo governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), e reuniu ainda os governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos); Minas Gerais, Romeu Zema (Novo); Santa Catarina, Jorginho Mello (PL); e o próprio Mendes, de Mato Grosso.
Durante a reunião, o grupo decidiu realizar uma visita oficial ao Rio de Janeiro nesta quinta-feira (30) para prestar solidariedade ao governador Cláudio Castro (PL) e às forças de segurança fluminenses, após a megaoperação deflagrada contra o Comando Vermelho. Segundo Caiado, a ação foi uma resposta à violência imposta pelas facções que dominam áreas do estado.
Em vídeo publicado nas redes sociais, Caiado afirmou que a viagem é um gesto de apoio e uma forma de reforçar a união entre os estados no combate ao crime organizado. “Nós temos que entender que o Rio de Janeiro hoje é o local onde todas as lideranças do Comando Vermelho do Brasil estão concentradas, porque ali eles têm um verdadeiro espaço totalmente dominado e imune a qualquer ação da Justiça ou da lei do Brasil”, declarou.
Caiado ainda destacou que quatro chefes de facção mortos na operação no Rio eram de Goiás, o que, segundo ele, mostra a dimensão nacional do problema. O grupo de governadores também pretende discutir mecanismos de cooperação interestadual para troca de informações de inteligência e integração das forças policiais.
O movimento tem sido interpretado por analistas políticos como uma articulação de governadores alinhados ideologicamente à direita, que buscam protagonismo em pautas de segurança e maior autonomia dos estados frente ao governo federal.