FG ASSESSORIA

Área de proteção ambiental de Chapada dos Guimarães volta a ser alvo de fogo

Incêndio começou na tarde de quinta (22) e foi controlado nesta sexta (23).

em 23/08/2019

Midia News

A Área de Proteção Ambiental (APA) Estadual de Chapada dos Guimarães, próximo à MT-251, foi atingida por um incêndio na tarde de quinta-feira (22). As equipes de brigadistas só conseguiram conter as chamas nesta sexta-feira (23).

A APA é uma unidade de conservação que existe no entorno do Parque Nacional de Chapada.

Apesar de as chamas estarem a 3 km do Parque Nacional, o risco maior era de o fogo atingir chácaras e sítios da região. Este é o segundo incêndio na região nos últimos dias.

Conforme o Corpo de Bombeiros, os trabalhos de combate ao incêndio florestal seguiram até as 22h e foram retomados às 5h30 desta sexta.

Equipes dos bombeiros e do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) conseguiram controlar temporariamente as chamas durante a noite, mas o fogo voltou a se alastrar.

Por ser uma região de morro, o acesso por terra foi uma grande dificuldade enfrentada pelas equipes.

Parte dos brigadistas realizaram a contenção do incêndio na parte superior da serra, enquanto a outra parte concentrou o combate na base do morro.

O objetivo principal era evitar que as chamas chegassem até as propriedades rurais.

Foram necessários 25 brigadistas do ICMBio e 12 bombeiros, além de 30 mil litros de água que foram despejados por aviões. Ainda não há levantamento da área total atingida pelo incêndio.

Neste momento, as equipes seguem no local realizando trabalho de rescaldo e vigilância.



Tags

Deixe seu comentário!


Mais Notícias