Prefeito de Jaciara se mostra confiante com construção de usina de etanol

'Será um grande diferencial ali para nós pelo tamanho da empresa'.

em 14/01/2020

Gustavo Castro

Da Redação
 

Após a confirmação a construção da Millenium Bioenergia por usineiros de São Paulo e produtores de grãos do Centro-Oeste, o prefeito de Jaciara (distante a 142 km de Cuiabá), Abdo Mohammad (PSDB), segue animado e confiante para ver de pé a empresa. Em entrevista à Rádio Capital FM nesta terça-feira (14), o chefe do Executivo municipal disse que a edificação da usina que pretende produzir etanol através do milho, é um sonho para o município e para toda região do Vale São Lourenço, constituído por 4 cidades: Dom Aquino, Jucimeira, Campo Verde e Jaciara 

"É um sonho para nós do município e pra nós da região. Será um grande diferencial ali para nós pelo tamanho da empresa, pelos números que a empresa e também pelos investimentos", apontou o tucano.

A usina começou a ser construída em abril de 2018, ainda na gestão do ex-governador Pedro Taques (PSDB), tendo Cleiton Godoi como secretário de governo, que foi quem articulou as primeiras negociações com os investidores. O valor da obra em cada usina são da ordem de US$ 170 milhões - em real, mais de 600 milhões. A expecativa é que a hidrelétrica, depois de instalada, produza até 600 mil litros de etanol por dia somente na primeira etapa do empreendimento, além de gerar mais de 1.500 empregos diretos e indiretos na região norte mato-grossense.  

Segundo Abdo, a usina aguardava apenas um pedido de licenciamento da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema-MT) para prosseguir com as atividades. Ontem (13), a secretária líder da pasta, Mauren Lazaretti, em entrevista ao Jornal da Capital, foi questionada por um ouvinte sobre o processo ambiental referente à construção da hidrelétrica. Hoje (14), em nota, a Sema afirmou que "o processo está apto para a perfuração dos poços" e que a empresa seguiu todos os protocolos exigidos.

Agora, a expectativa é que a usina esteja operando nos próximos 2 anos, uma vez que a construção só dependia do licenciamento da Sema. "Tudo já está pronto só esperando esta parte de licenciamento para que até 2 anos comece a operar", explicou Abdo.

ELEIÇÕES 2020

Ainda na entrevista, o atual prefeito de Jaciara foi questionado sobre uma possível reeleição. Abdo, que em abril do ano ano passado foi diagnosticado com câncer na garganta, revelou que tem vontade de sair como candidato a prefeito nos pleitos eleitorais deste ano. Segundo ele, tudo o que aconteceu o motivou ainda mais, mas ressaltou que antes de tudo é preciso sentar com companheiros para avaliar uma nova disputa.

"Ano de 2019 foi bem difícil pra mim, tive um grande problema de sáude, que foi o câncer na garganta, mas fui curado graças a Deus. Isso me deu um ânimo a mais. Agora é a hora de sentar com os companheiros e mostrar nossos avanços, conversar com nossa sociedade. A Millenium é um sonho e tambpem importante para o processo eleitoral. Essas coisas todas acontecendo, eu me credencio sim a uma nova disputa, mas ninguém faz política sozinho. (...) Estou muito animado mesmo com meu estado de saúde e com meus companheiros. Vamos colocar os números na mesa, mostrar para a sociedade o que finalizamos, entregamos de obra que foram e são muitas ações, e aí vamos avaliar", finalizou o prefeito.

Confira o áudio da entrevista abaixo:

Áudio


Tags

Deixe seu comentário!


Mais Notícias