Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

CIDADES

Secretaria monitora paciente que desembarcou da África do Sul em VG

Publicado em

O secretário de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT), Gilberto Figueiredo, afirmou que uma paciente que desembarcou em Várzea Grande, vinda da África do Sul, segue sendo monitorada. Segundo o gestor da pasta, ela testou negativo para covid-19, mas é acompanhada por ter vindo de uma das regiões consideradas epicentro da nova variante ômicron.

“É verdade que tem uma pessoa já sendo acompanhada. Já em quarentena, mas não há confirmação sequer que ela tem covid. Ela testou negativo, é assintomática, mas por força de ter vindo da África do Sul está se tomando todas as medidas necessárias. Mas até o presente momento, ela testou negativo. Então, sequer testou positivo para covid, mas como veio da África, é o caso de acompanhar”, explicou o secretário.

Leia também: Prefeito cancela reveillon, carnaval e quer passaporte da vacina em Cuiabá

Segundo Gilberto, não existem registros confirmados em Mato Grosso, mas todo o Brasil segue em alerta, já tendo casos sendo investigados em outros estados, além de São Paulo, onde foram confirmados três testes positivos.

“Minas já tem estudo realizado. Na Europa são casos que já estavam circulando mesmo antes da notícia. É quase impossível uma nova variante da covid não chegar em todas as partes do mundo. Não existe registro no Estado ainda. Existe só uma pessoa que chegou da África e se tivermos notícias vamos fazer o cerco para fazer o controle”, garantiu.

Passageira em MT

Em Várzea Grande, o secretário de Saúde Gonçalo Barros confirmou que uma passageira que desembarcou no Aeroporto Marechal Rondon, na segunda-feira (30.11), vinda da África do Sul, está sendo monitorada pelos órgãos de vigilância sanitária e saúde diante da alta transmissão da variante ômicron do coronavírus no país.

 “A Anvisa comunicou ao Governo do Estado, que nos comunicou. Estamos, junto com a Secretaria de Estado, fazendo o monitoramento ostensivo. Ela foi identificada, estivemos na casa, e ela está sem sintomas. Ainda assim, fizemos todos os testes e eles deram negativos”, disse o secretário.

Variante Ômicron

Nesta terça-feira (30.11) a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) confirmou dois brasileiros que, em análise preliminar, apresentaram resultado positivo para a variante Ômicron do novo coronavírus. A testagem foi realizada pelo laboratório Albert Einstein.

O caso positivo investigado é de um passageiro vindo da África do Sul e que desembarcou no aeroporto internacional em Guarulhos, São Paulo, no dia 23. O passageiro portava resultado de RT-PCR negativo e ia voltar para o país africano no dia 25 e ia fazer novo teste, acompanhado de sua mulher, para poder embarcar. Nesse novo teste os dois testaram positivo para a covid-19 e foi feita a comunicação ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) de São Paulo.

O laboratório Albert Einstein fez o sequenciamento genético das amostras e notificou a Anvisa sobre os resultados positivos e informou hoje que tratava-se da nova variante. 

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CIDADES

POLÍCIA

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA

Botão WhatsApp - Canal TI
Botão WhatsApp - Canal TI